Semana da Água - 10/10/2016

Legenda: Alunos visitam a Estação de Tratamento de Efluentes da empresa Borrachas VIPAL

O Município de Protásio Alves, através da Vigilância Sanitária, em parceria com as Secretarias de Saúde, Educação, Turismo, Sindicato dos Trabalhadores Rurais e ASCAR/EMATER, realizou a III Semana Municipal, XXIII Semana Interamericana e XVI Semana Estadual da Água, que ocorreu de 03 a 07 de Outubro de 2016.

A semana interamericana é promovida há 23 anos - criada em 1992 durante o congresso de engenharia sanitária e ambiental que ocorreu em cuba, é reconhecida como um dos maiores eventos do setor nas Américas, com foco nos cuidados que devemos ter com a água em nosso ambiente.

No Brasil, o dia interamericano da água foi celebrado pela primeira vez em 1993 - tendo ocorrido simultaneamente em 19 países latino-americanos, com o tema "água é vida e saúde".

No RS em 2001, foi comemorada pela primeira vez a semana estadual da água, criada pela lei 11.575, de 04 de janeiro de 2001, dando caráter permanente ao evento.

No município de Protásio Alves sempre comemorou a semana da água, mas no dia 27 de agosto de 2014, criou-se a lei municipal n° 1.177/2014, que institui a semana municipal da água no município.

O lema da semana da água deste ano é "água parada, resíduos acumulados, saúde em risco - a responsabilidade é de todos". Isso reflete sobre as consequências das nossas atitudes em relação à questão ambiental e à importância da preservação da água como bem finito. O evento como a semana da água serve para conscientizar as muitas pessoas, sobre os cuidados que devemos ter com a água e com o lixo. Sabe-se que resíduo não coletado e disposto de forma errada se torna agente poluidor e gera problemas sanitários e de contaminação hídrica nos locais onde é depositado, trazendo doenças à população.

A semana da água é um período de encontro, reflexão e avaliação, destinado a incentivar cada pessoa a cooperar no sentido de tornar o mundo sustentável. É uma das maiores ações de mobilização da sociedade em defesa da água no Brasil, com reconhecimento internacional.

Foram realizadas inúmeras atividades como: visitas a Corsan de Nova Prata, visita na Estação de Tratamento de Efluentes da empresa Borrachas VIPAL de Nova Prata, visitas em arroios no interior do município, visitas as caixas de água que abastecem a cidade, palestras de conscientização sobre o tema e aos cuidados que devemos ter com a água, além de uma palestra show "O caminho das Águas" protagonizado pelo musico Beto Herrmann e pelo ator Rogério Hoch.  Participaram das atividades os alunos da Escola Estadual Padre Antônio Serraglio, alunos da Escola de Educação Infantil Recanto do Saber e os alunos da Escola Municipal Caetano Peluso.